22 de novembro de 2009




ESTÚDIO ARTE NA PELE


O estúdio Arte na pele foi criado em 2007 pelo tatuador Arquivaldo Memória Permanente Júnior e a sua mulher Arquivística Diplomática de Tipologia (ambos são sócios no empreendimento). O tatuador oficial do estúdio é o próprio Arquivaldo. Em seu estúdio, são feitas tatuagens de qualquer tipo de desenho. O estúdio, embora com pouco tempo de existência, é muito conhecido na cidade de Brasília e entre os tatuadores.

A lei nº 4.398, de 27 de agosto de 2009 institui normas para a instalação e o funcionamento de estúdios de Tatuagem. Em virtude disto, todos os estúdios, além de manterem o material de trabalho em situação adequada, como materiais descartáveis e outros esterilizados, também devem manter, principalmente, por motivo de fiscalização e possíveis queixas de clientes, a sua documentação organizada para que em possíveis situações problemáticas não fiquem sujeitos ao ônus de processos e /ou sanções judiciais.

Devido a este cenário, o estúdio Arte na pele contratou arquivistas para a organização dos seus documentos tanto da área-meio quanto da área-fim.

O grupo Arquivo à Flor da Pele, para a realização do trabalho final sob forma de blog da disciplina de Diplomática e Tipologia Documental ministrada pelo Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez optou por fazer uma visita técnica a um estúdio de tatuagem. Então, foi feita uma visita no estúdio Arte na Pele, onde também foi realizada uma entrevista com o tatuador Arquivaldo. Este, por sua vez, achou interessante a divulgação do trabalho arquivístico que foi realizado em seu estúdio no nosso blog. Para tanto, forneceu o modelo de alguns documentos produzidos em seus estúdio. E são esses documentos que serão analisados diplomática e tipologicamente em nosso trabalho.


OBS: Como já foi mencionado em nossa proposta, essa história é totalmente fictícia.


3 comentários:

  1. Ahhhhhh... legal! Agora está tomando mais forma, neh!? E o contexto? Já conseguiram criar um?
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Pois é Larissa...Finalmente conseguimos criar um contexto!!! Eba!!!

    ResponderExcluir
  3. Não é por nada não, mas além de contexutalizado está lindo de mais!
    Meu orgulho!
    hehehehehehe

    ResponderExcluir