25 de novembro de 2009




1- Alvará: Documento diplomático dispositivo de correspondência, descendente; Certificado, licença ou autorização dada por uma Autoridade competente de direitos ou para a Realização de atos ou eventos, com validade de um ano ou Provisão especial pela qual autoriza o juiz, aprova ou confirma cero ato, estado ou direito. (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002)


2- Área-Fim: Atividades Intimamente relacionadas a missão de uma organização.


3- Área-Meio: Atividades que dão suporte as atividades finalisticas de uma organização, tais como contabilidade, administração de pessoal, aquisição de bens, entre outras.


4- Arquivo: Conjunto de Documentos Produzidos e acumulados por uma Entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, Independentemente da natureza do suporte. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística).


5- Arquivo à flor da pele: Nome do blog criado por um grupo de alunos da disciplina de Diplomática e Tipologia Documental no 2 º semestre do ano letivo de 2009 da Universidade de Brasília.


6- Arquivologia: Área do conhecimento humano que estuda os arquivos e os documentos arquivísticos Produzidos, recebidos e / ou acumulados No decorrer das atividades de uma instituição, visando ESTABELECER OS e princípios de práticas Devem ser seguidas que nenhum tratamento de arquivos.


7- Arquivista: Profissional que trabalha com os arquivos e documentos arquivísticos Produzidos, recebidos e / ou acumulados No decorrer das atividades de uma instituição, visando Promover uma gestão documental dentro da mesma.


8- Arte corporal: Forma de adorno ou decoração permanente ou semipermanente do corpo, realizada por profissional por meio de técnicas distintas, como tatuagem, body piercing e assemelhados. (Lei 4.398, de 27 de agosto de 2009)


 9- Autenticidade: É a Capacidade de se provar que um documento é o que diz ser realmente. (Macneil, 2000).


10- Autorização: Determinação pela qual se autoriza ou se concede licença ou algum poder; Poder ou permissão CONCEDIDA A UM indivíduo para que faça ou pratique determinado ato jurídico [...] (HOUAISS, Antônio, VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001)


11- Certificado: Declaração que garante uma veracidade de um fato, de um estado de coisas, ou o bom estado ou o Funcionamento de um objeto / equipamento. (Belloto, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007)


12- Contrato: Documento dispositivo diplomático Pactual, horizontal; Registro de acordo pelo qual duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas Estabelecem entre si algum (uns) direito (s) e / ou Obrigação (ções). (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002)


13- Demonstrativo: Que ou o que servir para uma demonstração, análise ou esclarecimento; [...] Contém Documento que uma análise dos elementos de uma Importância recebida ou paga; [...]. (HOUAISS, Antônio, VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001)


14- Diplomática: Disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e dos documentos da autenticidade. (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)


15- Diplomática: Por definição, ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e / ou notariais. (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipoloógica de documentos de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002)


16- Diplomática: É a configuração interna do documento, o estudo jurídico de suas partes e dos seus caracteres Para atingir sua autenticidade.


17- Divulgação: Função básica das instituições, arquivísticas de Tornar acessíveis os documentos e Promover sua consulta mediante publicações, exposições, conferências, serviços educativos e outras atividades.


18- Documento: Qualquer objeto de valor documental (fotografias, peças, papéis, filmes, construções etc) que elucide, instrua, prove ou comprove cientificamente algum fato, acontecimento, dito etc (Dicionário Houaiss)


19- Documento: Unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística)


20- Documento de Arquivo: Informação registrada, Independentemente de suporte, produzida ou recebida e mantida por uma Instituição ou pessoa não decurso de suas atividades públicas ou privadas.


21- Documento diplomático: É o registro legitimado do ato administrativo ou jurídico, conseqüência, por sua vez, do fato administrativo ou jurídico.


22- Dossiê: Documento não-diplomático informativo; Unidade documental na qual se reunem informalmente documentos de natureza diversa com uma Finalidade específica. (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002)


23- Eliminação: Destruição de documentos sem valor para guarda permanente.


24- Espécie Documental: É a configuração que assume um documento de acordo com a disposição ea natureza das informações nele contidas. (CAMARGO e BELLOTTO apud BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002)


25- Estúdio de tatuagem: Estabelecimento licenciado que presta serviços de tatuagem.


25- Estúdio de tatuagem Arte na Pele: Estabelecimento fictício criado pelo grupo Arquivo À Flor da Pele, que presta serviços de tatuagem.


27- Forma ou tradição documental: Estágio de Preparação e transmissão de um documento (minuta, original e cópia). (Belloto).


28- Glossário: [...] Conjunto de termos de uma área do conhecimento e seus significados; dicionário [...]. (HOUAISS, Antônio, VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001)


29- Glossário Arquivo do blog Arquivo à Flor da Pele: POST que contém o significado dos principais termos / palavras utilizadas no blog Arquivo à Flor da Pele.


30- Identificação de Documentos: Processo de conhecimento, sistematização e registro das informações contidas nos documentos, visando ao acesso e avaliação dos mesmos.


31- Licença: [...] Permissão uma Autoridade Constituída formal que admitir para o Estabelecimento de indústria ou comércio, ou para o Exercício de Certas atividades, como dirigir automóvel, montar um negócio [...] (HOUAISS, Antônio; VILLAR , Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001)


32- Nota fiscal: Relação numerada na qual se especificam as mercadorias vendidas, indicando-se os Preços Unitários eo total, que obrigatoriamente acompanha como na entrega ao comprador. (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002)


33- Organograma: Gráfico que representa uma estrutura hierárquica de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.


34- Piercer: Pessoa capacitada para a prática de colocação de body piercing. (Lei 4.398, de 27 de agosto de 2009)

35- Piercing: Adorno que decora o corpo humano, por meio da penetração de pele, mucosa ou outros tecidos corporais. (Lei 4.398, de 27 de agosto de 2009)

36- Plano de Classificação: Esquema de distribuição de documentos em classes elaborado de acordo com o estudo da estrutura, das Funções e atividades de uma empresa e dos Documentos Produzidos No decorrer de suas atividades.

37- Prática de piercing: Procedimento invasivo consistente na perfuração de pele, mucosa ou outros tecidos do corpo humano, exceto o lóbulo da orelha, com o propósito de inserir um adorno decorativo. (Lei 4.398, de 27 de agosto de 2009)

38- Prática de tatuagem: Procedimento invasivo de decoração corporal consistente na realização de técnica de caráter estético, com o objetivo de pigmentar a pele por meio da introdução de substâncias corantes, com o uso de agulhas ou dispositivos com igual finalidade. (Lei 4.398, de 27 de agosto de 2009)

39- Prontuário: Documento não-diplomático informativo; Reunião cumulativa de documentos que Acompanham o desempenho dos Interessados na sua atuação profissional em cursos, estágios, tratamentos médicos e psicológicos, assim como em programas educativos e de lazer. (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002)


40- Proposta: Sugestão encaminhada à Autoridade para que seu conteúdo venha a fazer parte, se aceita, de outro ato de valor jurídico e / ou administrativo concreto. (Belloto, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007)


41- Recibo: Documento não diplomático padronizado Testemunhal de assentamento; Reconhecimento escrito e assinado por pessoa (s tenha) que (m) recebido em dinheiro ou objeto. (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e Tipológica de Documentos de Arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial, 2002)


42- Tatuador: Pessoa que faz tatuagem; Aquele que conhece a técnica, uma arte de tatuar o corpo.

43- Tatuador: Pessoa capacitada para a realização de tatuagem no corpo humano. (Lei 4.398, de 27 de agosto de 2009)

44- Tatuagem: marca indelével, símbolo, figura ou desenho decorativo feitos pela introdução de pigmentos na camada intradérmica da pele. (Lei 4.398, de 27 de agosto de 2009)

45- Tatuagem A tatuagem (também referida como tattoo na sua tradução em forma) ou dermopigmentação (dermo "= pele /" pigmentação "ato de pigmentar, ou colorir) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma Aplicação subcutânea Obtida Através da introdução de pigmentos por agulhas (Wikipédia)


46- Terminologia: Conjunto de termos particulares de uma ciência, de uma arte, de um ofício ou profissão; nomenclatura.


 47- Tipo Documental: A denominação que recebe o documento de acordo com uma Função para um qual ele foi criado.


 48- Tipologia documental: Estudo dos tipos documentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário