2 de outubro de 2009


PRIMEIRO ÁLBUM BRASILEIRO SOBRE TATUAGEM
UMA hISTÓRIA DE CINCO MIL ANOS EM FORMA DE ALMANAQUE


O artista japonês usa ferramentas artesanais para inserir a tinta nas costas, uma região muito sensível.

     "O primeiro homem, ao perder o pêlo, descobriu a tatuagem" - o escritor e jornalista João do Rio foi certeiro ao reconhecer nesses desenhos, que há cinco mil anos marcam a pele de povos do mundo inteiro, um dos ícones mais expressivos da cultura. João do Rio parecia saber que o século XX seria o século da tatuagem, uma prática que entraria no novo milênio não apenas como sinal distintivo de grupos marginais ou minorias étnicas, mas também como símbolo de rebeldia, moda e estilo.

Tatuagem, piercing e outras mensagens do corpo, de Leusa Araujo, combina o sabor de almanaque a uma rigorosa pesquisa histórica sobre as "mensagens do corpo", dos antigos rituais das sociedades tradicionais às mais recentes tribos urbanas. A autora conta como a tatuagem se transformou, ganhou novos significados e manteve um refinamento artístico que mudou a paisagem das ruas neste novo milênio.


    Os nove capítulos do livro (ISBN 85-7503-405-7) percorrem os mares do Sul, onde o famoso capitão Cook foi o primeiro ocidental a ouvir a palavra maori tattoow; o Japão do período Edo, quando a tatuagem se popularizou entre os camponeses e trabalhadores em geral, através do mito dos guerreiros do Suikoden; o Brasil dos índios Kadiwéu e dos Yanomâmi; e chegam ao mundo sem fronteiras dos hippies, punks e do hip hop.

Ilustrado com aproximadamente noventa imagens, o livro traz um apêndice com as definições de alguns dos principais símbolos da tatuagem: uma borboleta é sinal de felicidade; uma caveira marca a transitoriedade da vida; uma rosa vermelha simboliza o amor eterno. Esses e outros símbolos estão reproduzidos no encarte de tatuagens removíveis, criadas especialmente para a obra pelos tatuadores Pedro M. Lucente e Ivan Szazi. Por fim, um capítulo traz advertências para quem pensa, ou já pensou, em fazer uma tatuagem ou piercing, alertando para os riscos legais e médicos dessas práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário