30 de outubro de 2009



FORMULÁRIO PARA ANÁLISE DOCUMENTAL*.


1. Especificação do Documento

Denominação do Documento: Nome (Título) que o documento recebe por seu criador.
Denominação da Espécie: Nome (Título) que o documento recebe por seu criador.
Data Tópica: Local em que o documento foi produzido.
Data Cronológica: Data (dia, mês e ano) em que o documento foi produzido.
Código de Classificação: Código que o documento recebe de acordo com a sua classificação.

2 .Caracteres Externos

Gênero: Configuração que o documento assume de acordo com a natureza dos signos/símbolos com os quais ele foi criado.
Suporte: Material físico onde as informações do documento estão registradas.
Formato: Configuração que assume o suporte que contém o documento.
Forma: Tem haver coma completude do documento, ou seja, se ele é uma minuta, um rascunho, um original, uma cópia, etc.
Signos Especiais:São as assinaturas, os selos e demais símbolos que identifiquem o documento.

3. Caracteres Internos

Entidade Produtora: Entidade responsável pela produção/criação do documento.
    -Hierarquia: Local que a entidade produtora/acumuladora do documento ocupa na estrutura hierárquica da organização a qual ela pertence.

Entidade Receptora: Destino do documento, entidade para a qual ele foi enviado.
    -Hierarquia: Local que a entidade receptora do documento ocupa na estrutura hierárquica da organização a qual ela pertence.

Legislação: Instrumento que regulamenta uma função e, os documentos decorrentes dela.

Função: Objetivo para o qual o documento foi criado.

Descrição: Resumo/síntese dos elemento essenciais que compõe o documento.

Trâmite: Caminho que o documento percorre para atingir a sua função.
     -Incidências: Prováveis erros ou ocorrências que influenciam no seu trâmite.
     -Duração do Trâmite: Período de duração do trâmite do documento.

Ordenação da Série: Critério pelo qual os documentos devem ser organizados. Ex: Cronológico, alfabético, numérico, alfa-numérico, etc.

Vigência Administrativa: Período em que o documento tem grande potencialidade de ser utilizado para fins administrativos.

Destinação Final: Se o documento será de guarda permanente ou eliminado.

Informações complementares: Informações fundamentais para o entendimento do documento, mas que não se encaixem em nenhum dos itens estabelecidos no formulário de análise documental.


Setor Responsável: Setor responsável pelo preenchimento do formulário para análise documental.
Pessoa Responsável: Pessoa responsável pelo preenchimento do formulário para análise documental.
Cargo/Função: Cargo/função da pessoa responsável pelo preenchimeno do formulário para análise documetal.
Data: Data de preenchimento dos dados no formulário para análise documenal.


*Formulário para análise documental: Formulário que tem por objetivo identificar as séries documentais de um arquivo e estabelecer o contexto arquivístico dos documentos desse arquivo.

Ps.: Baseado nos modelos propostos por Heloísa Belloto, Luciana Duranti, Grupo dos Arquivístas de Madrid e André Ancona Lopez.


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