17 de setembro de 2009





                  Antes que cheguemos no dia 18,  para alguns dia de saídas, bebedeiras, curtição, assistir filmes, jogar sinuca, aproveitar a vida como se fosse o último dia, mas não para nós, nãnãninã, para nós é talvez o dia mais esperado (tá bom, conta outra), dia de quê? Dia de aula de Diplomática e Tipologia documental (estou ouvindo pessoas vaiando?)





Aí vai alguns questionamentos que levantamos sobre as idéias de Luciana Duranti:

1- Por que o uso da diplomática por parte dos arquivistas contemporâneos vêm enfrentando sérias dificuldades, dificuldades as quais vêm exigindo e contribuindo até mesmo para a reformulação dessa disciplina (Diplomática)?

2- No contexto atual, por que o emprego da crítica diplomática nos arquivos correntes e na função de seleção documental requer o desenvolvimento da diplomática especial?

3- Por que o desenvolvimento destas duas disciplinas, a administração de documentos (gestão documental) e a diplomática, está vinculado inseparavelmente?

4- O que se pode entender como forma documental?

5- Por que um estudo diplomático revelaria pouco acerca da natureza real de um documento pessoal, como, por exemplo, um diário?

6- Por que não é conviente que os arquivistas adotem metodologias diplomáticas que venham filtradas através das necessidades dos histotiadores?

As questões a seguir são, na realidade, duas GRANDES dúvidas... E como o objetivo desse exercício e a reflexão em grupo objetivando o esclarecimento de dúvidas e a promoção de conhecimento... Essas Benditas questões se encontram na página 12 do texto (segundo parágrafo)e na página 14 (4º e 5º parágrafos), respectivamente.

7- Alguém poderia explicar por quê o CONTEÚDO do documento é estranho a diplomática?

8- O conceito de inautenticidade pode ser usado em sentido legal e diplomático, mas não em sentido histórico, por quê? Se for possível citar um exemplo... Seria ótimo.

Acho que nós nos empolgamos um pouco :)

7 comentários:

  1. Questão 04)

    Segundo duranti a diplomatica defini como o complexo de regras de representações usado para transmitir uma mensagem, isto é, como conjunto de características de um documento que pode ser separado de uma determinação dos temas particulares, pessoas ou lugares que o afectam. essa forma documental pode ser física e intelectual.

    Maria de Fátima.

    ResponderExcluir
  2. Questão 06.

    Segundo Durantti, não é conveniente para os arquivistas adotarem metodologias diplomáticas advindas das necessidades dos historiadores, devido ao campo de estudo dessas áreas serem distintos em relação à natureza e ao caráter dos documentos, ou seja, a arquivística trata de documentos baseados em regras não somente institucionais, mas também em relação ao seu conteúdo. Diante disso, o documento de arquivo possui significado orgânico enquanto os documentos de biblioteca não precisam ter relação entre si.

    Thays Rodrigues dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Questão 05.
    Segundo Luciana Duranti, os princípios e métodos da diplomática também podem ser estendidos a documentos criados por indivíduos em contexto privado que expressam sentimentos e pensamentos, como cartas e diários e,não apenas, os documentos arquivísticos criados e/ou recebido por uma pessoa física ou jurídica no curso de uma atividade administrativa. O problema é que a liberdade interna dos seres humanos é tão extensa que não é possível ter uma estrita observância das regras para criação dos documentos em um contexto pessoal.

    Sueli Costa

    ResponderExcluir
  4. Questão 01)

    O grande desafio dos arquivistas em relação aos documentos contemporâneos e por que estes possuem características peculiares em relação a sua criação administrativa, são documentos fragmentados que só possuem válidade com outros documetos, esses documentos estimulam a criação de um novo ramo da diplomática chamado de diplomática especial.

    ResponderExcluir
  5. Questão 7
    Porque segundo Duranti, ao se analisar criticamente um documento, a diplomática estuda o contexto e a forma como ele se origina, suas propostas relações e suas consequências. A diplomática se prende a analisar se o conteúdo do documento está em sua forma, compreensível. Sendo assim, o estudo do conteúdo do documento para a diplomática se torna estranho, pois esta irá se prender a autenticidade, validade, autoridade e plena compreensão do conteúdo.

    Natália de Lima 08/37512

    ResponderExcluir
  6. Questão 3:

    A diplomática especial, especifica nos estudos de documentos contemporâneos, estabelece regras de origem, forma e classificação de documentos. A expansão da administração de documentos alimenta a diplomática especial e o inverso também ocorre. Quando não há regras da administração de documentos, os métodos diplomáticos auxiliam no estudo dos elementos significativos que devem ser desenvolvidos. Este vinculo entre a administração de documentos e a diplomática indica o estudo a ser seguido no futuro.

    Luciana da Silva M. Lima
    08/34963

    ResponderExcluir
  7. questão 8)

    Não existe o conceito de inautenticidade para os documentos históricos pois neles apenas são avaliadas as suas informações, e não a sua forma e exigências burocráticas.
    Um exemplo: um documento da Embaixada do Japão que não satisfaça as normas burocráticas do local, mas que tenha sua informções verdadeiras, é um documento diplomaticamente inautêntico mas genuinamente e autenticamente histórico.

    Ester Hidalgo

    ResponderExcluir