3 de setembro de 2009



Hello Everebody...


          Já começamos essa bela noite ensolarada com tarefas. Que mundo é esse? Nos perguntamos às vezes, não sabemos responder ainda, quem sabe no final do semestre...

Nome da matéria:  Diplomática e Tipologia Documental...

"Mas que p... é essa" deve estar se perguntando, tudo bem se ainda não sabe!

De acordo com o nosso centro de pesquisas em Tóquio, que arduamente buscou em várias fontes do conhecimento humanocomo a Wikipédia... ahan, até eles sabem... e também nos dicionários de terminologia arquivística, Diplomática é a ciência que estuda os atos escritos tendo em vista determinar a sua atenticidade, sua integridade e a data de sua emissão tem como objetivo o estudo da estrutura formal, e volto a falar da autenticidade dos documentos, sempre tenta provar que se ela existe ou não.

"E tipologia?"

Ah é, a tipologia tem o objetivo estabelecer, reconhecer a origem do documento, o seu conteúdo, a datação, a associação entre a espécie documental e a vinculação com a competência, funções e atividades de uma instituição, pelo menos é o que diz uma senhora chamada Heloísa Bellotto. Não sabe quem é ela? Não mesmo? Então tens duas alternativas, ou "googla" ela, ou acompanha os novos post, que talvez desvendaremos esse mistério!!

E porque estudamos isso? Para nós arquivístas, o estudo da disciplina auxilia a relacionar os conteúdos, os assuntos, as tipologias documentais, separar os fundos, e principalmente estudar como se analisa documentos, como se prova a autenticidade dele pelo que está escrito, pelo seu trâmite, enfim, é necessária para profissão. Nãão...não a profissão de falsificador, a de Arquivista!!!!!!.

Nesse dia também fizemos essa atividade abaixo, de relacionar essas coisas aí:

Documento: Registro e acompanhamento de aula
Suporte: Papel
Gênero: Textual
Emissor: FACE

Documento: Preservativo, embalagem e envelope
Suporte: Borracha látex, plástico e papel
Emissor: Ministério da Saúde

Documento: Plano de esnino
Suporte: Papel
Gênero: Textual

Documento: Medalha
Suporte: Metal

Documento: Folder
Suporte: Papel
Gênero: Textual e iconográfico


AU REVOIR...

Nenhum comentário:

Postar um comentário